5 dicas para fazer pequenas reformas em casa durante a quarentena

5 dicas para fazer pequenas reformas em casa durante a quarentena

A manifestação de tédio e ansiedade pode se tornar comum em meio à rotina de isolamento social. Passar tanto tempo dentro de casa já faz parte da realidade de grande parte de nós e nada melhor que organizar nossa rotina de quarentena para fazer aqueles pequenos reparos em casa que sempre estiveram em nossos planos. Tarefa comum entre os brasileiros, quem nunca colocou a mão na massa para reformar algum item de casa? Conforme uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 54% dos brasileiros já atuaram em reformas ou construções.

Que tal aproveitar esse tempinho em casa para cuidar do lar e resolver aquelas pequenas reformas? Conversamos com a arquiteta Talita Rolim, sócia-fundadora do Studio Alta Arquitetura, para aprender um pouco mais sobre o assunto e conseguir algumas dicas. Confira!


1. Tenha uma lista diária

Para fugir da ansiedade e da sensação de desorganização, o primeiro passo é reunir suas tarefas e atividades pendentes. Talita indica que no início do dia se estabeleça uma lista com as atividades e um cronograma para começar a organização do lar. O ambiente limpo e organizado pode ajudar também a aumentar a sensação de bem-estar com nossa casa.

2. Aproveite para mudar o visual da casa e arrumar a bagunça

A arquiteta comenta que com pequenos passos podemos aproveitar e mudar o visual da casa durante este período de quarentena. Ela indica começar com aqueles cômodos ou cantinhos que estão mais bagunçados, pois esquecemos de cuidar da decoração desses ambientes. Retire todos os objetos que não têm mais uso e aproveite para dar uma repaginada naquele local. “Tenho certeza que é uma ótima oportunidade de não gerar ansiedade e ainda contribuir para o seu lar”, explica.

3. Portas: hora de cuidar e envernizar

Em poucos passos, é possível deixar sua porta com aspecto de nova! Para isso, a profissional indica que você precisará de uma lixa, um pano, pincel e verniz. Inicie lixando os locais sujos e em seguida retire a poeira com um pano úmido. Aplique o verniz com o pincel e espalhe uniformemente por toda a porta. Tome cuidado para não deixar as cerdas marcadas.

4. Conserte aquela parede descascando

Descascadinhos na parede são super comuns de aparecer em casa, ainda mais se já faz algum tempo que você realizou a última reforma. Para consertar e uniformizar as paredes, a arquiteta alerta para que se verifique se a umidade não danificou algum ponto. Se sim, utilize uma espátula para descascar a parede e remover a parte “fofa”.

O próximo passo envolve o uso da argamassa: “Umedeça bem a parede antes de colocar o sedimento, coloque a massa na desempilhadeira - como se fosse aplicar massa corrida na parede - e aplique nos lugares em que você descascou, se atentando a deixar o máximo alinhado possível”, expõe. Talita indica o uso da espátula e de uma esponja molhada para deixar a parede bem lisinha e garantir acabamento ao trabalho. Após um dia, o local já pode ser pintado.

Para uma repaginada completa, renovar as cores das paredes pode ser uma ótima ideia! Inicie cobrindo o chão com plástico ou jornal para proteger o piso. Depois, prepare a tinta, verificando as porcentagens no rótulo caso você queira diluí-la. A arquiteta indica o rolo para pintar a parede e o pincel para fazer os detalhes. “Uma estratégia bacana de decoração é pintar uma das paredes de cor diferente”, finaliza.

Compartilhar publicação