3 dicas para evitar um incêndio doméstico

Como muita gente está em casa na quarentena contra o coronavírus, o uso excessivo e incorreto de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, fogão e até do álcool em gel pode provocar incêndios e outros acidentes domésticos.


1. Cuidado com o uso excessivo de álcool.

O álcool 70% líquido é indicado para a limpeza de superfícies e objetos. No entanto, é preciso tomar cuidado ao usá-lo em ambientes totalmente fechados. “Se for passar álcool, tome cuidado na hora de acender um cigarro ou certifique-se que não está perto de um lugar inflamável"

Já o álcool em gel, recomendado para a higienização das mãos, deve ser mantido longe de produtos inflamáveis. Além disso, é preferível lavar as mãos com água e sabão sempre que estiver em casa, deixando o álcool em gel para levar no mercado ou farmácia, por exemplo, caso você precise sair de casa.


2. Evite a sobrecarga em tomadas

Televisão, computador, abajur, carregador de celular e aspirador de pó: são tantos os equipamentos utilizados dentro de casa ao mesmo tempo que a rede elétrica pode ficar sobrecarregada. Se possível, ligue na tomada apenas os equipamentos que for usar, um de cada vez. “Temos que tomar cuidado com as extensões ou os chamados benjamins, que devem ser utilizados com cautela, sem sobrecarregar demais a tomada"


3. Cuidado com velas e o gás

Após cozinhar ou usar o forno, certifique-se sempre de fechar o click do gás para evitar vazamentos e possíveis incêndios. Se for acender velas, deixe-as longe de cortinas e tecidos que poderiam pegar fogo.

Compartilhar publicação